Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Primeira Guerra Mundial em Fotos: A Frente Ocidental - 100 anos atrás

"Quando pensamos na Primeira Guerra Mundial, as imagens sangrentas da Frente Ocidental enlameada são o que vêm à mente. Cenas de jovens assustados com lama até os joelhos, esperando a chamada para atacarem, enfrentando metralhadoras, arame farpado, morteiros, baionetas, combates corpo-a-corpo e muito mais. Pensamos também nas frustrações de todos os envolvidos: o objetivo aparentemente simples, a dificuldade incompreensível de apenas seguir em frente e os números surpreendentes de mortos.

Olhando através de um campo de batalha, a partir de uma casamata, perto da cidade belga de Ypres, no Flandres Ocidental em 1917. Quando as forças alemãs encontraram forte resistência no norte da França, em 1914, uma 'corrida para o mar', se estabeleceu com a França e a Alemanha tentando flanquear um ao outro, com a criação de linhas de combate que se estendiam da Suíça ao Mar do Norte. Os aliados e o poder central literalmente escavaram milhares de quilômetros de trincheiras defensivas, tentando desesperadamente romper o outro lado por anos, a um custo indescritivelmente alto de sangue e dinheiro.

O impasse na Frente Ocidental durou quatro anos, forçando o avanço das novas tecnologias, sangrando os recursos das nações beligerantes e destruindo a paisagem circundante. Neste aniversário de 100 anos, eis aqui as fotografias da Grande Guerra de dezenas de coleções, algumas digitalizadas pela primeira vez, para tentar contar a história do conflito, o que aconteceu na mesma e quanto isso afetou ao mundo.

Bombardeio da Catedral de Reims, na França, em setembro de 1914. Bombas incendiárias alemãs caíram nas torres e na abadia durante a invasão alemã do norte da França.
Soldados franceses a cavalo na rua, com um dirigível 'DUPUY DE LOME' voando atrás deles, por volta de 1914.
Um piloto francês fez um pouso de emergência em território aliado após uma tentativa fracassada de atacar um hangar alemão de Zeppelins, perto de Bruxelas, Bélgica, em 1915. Soldados sobem na árvore onde o biplano pousou.
Oficiais alemães em uma discussão na Frente Ocidental. O plano de guerra alemão era para ser uma vitória rápida e decisiva contra a França. Planificações pequenas haviam sido feitas por um longo tempo, o trabalho árduo e lento de uma batalha.
Soldados franceses em uma carga de baioneta, em uma encosta íngreme na floresta de Argonne em 1915. Durante a Segunda Batalha de Champagne, 450 mil soldados franceses avançaram contra uma força de 220.000 alemães, momentaneamente ganhando uma pequena quantidade de território, mas voltaram a perdê-lo para a alemães dentro de semanas. Baixas combinadas vieram a ser mais de 215 mil, apenas nesta batalha.
Um bombardeiro bimotor alemão abatido, sendo rebocado em uma rua por soldados aliados, provavelmente da Austrália, na França.
Seis soldados alemães posam para a foto em uma em vala com uma metralhadora, há apenas 40 metros da linha britânica, de acordo com a legenda adicional. A metralhadora parece ser uma Maschinengewehr 08, ou MG 08, capaz de disparar 450-500 tiros por minuto. O grande cilindro é uma capa ao redor do cano, cheio d'água para resfriar o metal durante o fogo rápido. O soldado à direita, com uma máscara de gás com canister pendurada no ombro, está olhando por um periscópio para obter uma visão da atividade inimiga. O soldado na traseira, com capacete de aço, está com um 'espremedor de batatas', uma granada modelo 24.
Cães usados para puxar uma metralhadora e munição do exército britânico de 1914. Essas armas podem pesar até 150 quilos.
Balão cativo alemão em Equancourt, França, em 22 de setembro de 1916. Balões de observação foram usados ​​por ambos os lados para obter uma vantagem de altura em terreno relativamente plano. Os observadores eram levantados em uma pequena gôndola suspensa sob os balões de hidrogênio. Centenas foram derrubados durante o curso da guerra.
Reservas francesas dos EUA, alguns dos dois milhões de combatentes na batalha de Marne, lutaram em setembro de 1914. A Primeira Batalha de Marne foi uma batalha de uma longa semana decisiva que deteve o avanço alemão inicial na França, próximo de Paris e levou à 'corrida para o mar'.
Soldados lutam para puxar uma peça enorme de artilharia na lama. A arma foi colocada em uma pista de trilhos leves. Os soldados estão empurrando um dispositivo, conectado com a arma, que possivelmente entra nas trilhas. Alguns dos homens estão em uma vala que segue o lado da pista, o resto está sobre a própria pista. Uma banda de rodagem, semelhante a uma esteira improvisada, foi equipada nas rodas da arma, na tentativa de auxiliar o seu deslocamento através da lama.
Os membros do Batalhão pioneiro Maori da Nova Zelândia, executam um Haka para o primeiro-ministro da Nova Zelândia William Massey e o vice-primeiro-ministro Sir Joseph Ward em Bois-de Warnimont, França, durante a Primeira Guerra Mundial, em 30 de junho de 1918.
Uma equipe britânica de operadores de metralhadora na França. A arma, que parece ser uma Vickers, está montada na parte frontal de um side-car de uma motocicleta.
Um prisioneiro alemão, ferido e enlameado, auxiliado por um soldado britânico ao longo de uma linha férrea. Um homem em uniforme militar, possivelmente francês, é mostrado atrás deles, segurando uma câmera e um tripé, por volta de 1916.
Três soldados alemães mortos fora de sua casamata perto de Zonnebeke, Bélgica.
Cavalos mortos são enterrados em uma vala após a Batalha de Haelen que foi travada pelos exércitos alemães e belgas, em 12 de agosto de 1914 perto de Haelen, na Bélgica. Cavalos estavam por toda parte na Primeira Guerra Mundial, usados por exércitos e capturados em campos agrícolas, transformados em campos de batalha. Milhões deles foram mortos.
Ruínas de Gommecourt Chateau, França. A pequena comunidade de Gommecourt permaneceu na linha de frente durante anos, mudando de mãos várias vezes e foi bombardeada quase ao esquecimento até o final.
Soldados britânicos em pé na lama, nas linhas de frente francesas, por volta de 1917.
Soldados alemães fazem observações do alto, por baixo, e por trás de grandes montes de feno, no sudoeste da Bélgica, por volta de 1915.
Transporte na Cassel Ypres Hoad em Steenvorde. Bélgica, em setembro de 1917. Estaimagem foi obtida utilizando o processo de Paget, uma primeira experiência em fotografia colorida. 
Montanhas de cartuchos de artilharia na beira da estrada, perto da linha de frente, no qual, o conteúdo havia sido lançado nas linhas alemãs.
Um soldado francês fuma um cigarro, de pé perto dos cadáveres de vários soldados, aparentemente alemães, perto de Souain, França, por volta de 1915.
Campo de batalha em Marne entre Souain e Perthes, 1915.
Soldados entrincheirados enquanto escrevem cartas para casa. A vida nas trincheiras foi resumida pela frase que mais tarde se tornou conhecida: 'Meses de tédio pontuadas por momentos de extremo terror'.
Em Cambrai, soldados alemães carregam um tanque Mark I britânico capturado em uma estrada de ferro, em novembro de 1917. Tanques foram utilizados pela primeira vez no campo de batalha, durante a Primeira Guerra Mundial, em setembro de 1916, quando 49 tanques britânicos Mark I foram enviados durante a batalha de Flers-Courcelette. 
A uma altura de 150 metros acima da linha de combate, um fotógrafo francês foi capaz de tomar uma fotografia de tropas francesas na Frente Somme, se lançando em um ataque contra os alemães, por volta de 1916. A fumaça pode ter sido implantada intencionalmente, como um dispositivo de rastreio para mascarar o avanço.
Soldados britânicos em Vimy Ridge, 1917. As forças britânicas e canadenses pressionadas através das defesas alemãs na Batalha de Vimy Ridge, em abril de 1917, avançando no máximo seis milhas em três dias, retomando o terreno alto e a cidade de Thelus, ao custo de cerca de 4.000 mortos.
Uma explosão perto de trincheiras cavadas nas proximidades do Fort de la Pompelle, perto de Reims, na França.
Corpos de soldados aliados espalhados em uma paisagem bombardeada em uma 'Terra de Ninguém', na frente das linhas canadenses em Courcelette em 1916, durante a Batalha do Somme.
Soldados canadenses tratam a um alemão caído no campo de batalha, na batalha de Vimy Ridge, em 1917.
Soldados franceses fazem um ataque com gás e fogo contra trincheiras alemãs em Flandres, na Bélgica, em 1 de Janeiro de 1917. Ambos os lados utilizaram diferentes gases como armas durante a guerra, ambos asfixiantes e irritantes, muitas vezes com efeitos devastadores.
Soldados franceses usando máscaras de gás em uma trincheira em 1917. A tecnologia de máscaras de gás variou muito durante a guerra e acabou se tornando uma defesa eficaz, limitando a capacidade dos ataques com gás em anos posteriores. 
Pacientes intoxicados são tratados no 326º Hospital de Campo  próximo a Royaumeix, França, em 8 de agosto de 1918. O hospital não era grande o suficiente para acomodar o grande número de pacientes.
Soldado francês com máscara de gás em 1916.
Soldados britânicos e escoceses com prisioneiros alemães, passam por ruínas de guerra e por um cavalo morto, após a Batalha do Menin Road Ridge, parte da terceira batalha de Ypres, em setembro de 1917. No sinal perto dos trilhos do trem se lê (possivelmente):'Não há trens. Caminhões para feridos andando ao Chateau [Potijze?]'
Uma cratera gigantesca, provocada por bomba, de 75 metros de circunferência, em Ypres, na Bélgica, em outubro de 1917.
Um cavalo é contido enquanto é atendido em um hospital veterinário em 1916.
Limpando trincheiras alemãs em St. Pierre Divion. Em primeiro plano, um grupo de soldados britânicos estão fazendo a triagem através de equipamentos abandonados nas trincheiras pelos alemães quando St Pierre Divion foi tomada. Um soldado tem três rifles pendurados no ombro, outro tem dois. Outros estão olhando a munição de metralhadora. O provável fotógrafo, John Warwick Brooke, alcançou considerável profundidade de campo, em que se pode ver a muitos outros soldados no fundo distante, ao longo das trincheiras.
Carregando canadenses feridos para a enfermaria de campo, em Vimy Ridge, em abril de 1917. Prisioneiros alemães ajudam a empurrar o carro ferroviário.
Na frente britânica, uma ceia de Natal de 1916, em uma cratera de bomba, ao lado de uma sepultura.
Tanque Britânico 'Urso' MkIV, abandonado depois da batalha perto do bosque de Inverness, em 22 de agosto de 1917.
Um túnel de mina é cavado sob as linhas alemãs na frente de Vosges, em 19 de outubro de 1916. Os sapadores trabalharam em uma profundidade de cerca de 17 metros, até chegarem a um ponto abaixo das posições inimigas, quando grandes explosivos seriam colocados e depois detonados, destruindo qualquer coisa acima.
Homens feridos na batalha de Ypres de 20 de Setembro de 1917. Caminhando ao longo da estrada de Menin, para serem levados à enfermaria (CSS). Prisioneiros alemães são vistos auxiliando no carregamento da maca.
Camaradas do soldado, observam enquanto ele dorme, perto deThievpal, França. Os soldados estão de pé em uma trincheira muito profunda e estreita, as paredes são totalmente revestidas com sacos de areia. No final da trincheira, uma linha de soldados se espremem uns sobre os ombros dos outros para ver o homem adormecido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário