Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

'Just Dance 2014' traz mais modos de jogo, mas muda pouco

'On Stage' e 'World Dance Floor' trazem novos desafios para os fãs.
Versão do game para as Américas vem com 'Dançando', de Ivete Sangalo.
Os sensores de movimentos dos videogames fizeram com que os jogos de dança evoluíssem, saindo da limitada sequência de passos executados com os pés em cima de um tapete para remexer o corpo inteiro do jogador.
A série "Just Dance", que começou em 2009 no Wii, chega em sua versão "2014" oferecendo o máximo de diversão. Com passos de dança e uma lista de músicas completa, o jogo traz desde os novos hits do cenário pop até trilhas de filmes e canções bregas dos anos 80.
O G1 testou "Just Dance 2014" no Xbox 360, mas há versões para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Wii e Wii U.
Há poucas mudanças na forma de jogar essa quinta edição. Como nos games anteriores, cada música aceita até quatro pessoas dançando simultaneamente, que devem seguir o bailarino na tela a sua frente como se fosse um espelho. A pontuação vai de zero até cinco estrelas e a classificação dos passos vão de "Ok", quando a máquina percebe o seu esforço, mesmo que não tenha saído como planejado, até "Perfect", quando foi realizado tudo com precisão. Há coreografias feitas com apenas um dançarino na tela, outras feitas por dois – o que não impede que você que está praticando sozinho finja ter um amigo imaginário e dance mesmo assim – e algumas por até quatro pessoas, que realizam diferentes passos ao mesmo tempo.
Coreografia de 'Get Lucky', do Daft Punk, que está em 'Just Dance 2014' (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Antes todo dividido, o menu do jogo virou um só em "Just Dance 2014". O jogador pode mudar os modos, ir para as músicas e até comprar novas canções em apenas uma tela.

Para acessar o menu com o Kinect, a franquia abandonou a ideia de apontar e empurrar para selecionar as opções usada em "Just Dance 4", que era confusa, e voltou para o modo de seleção usado no "Just Dance 3", em que é necessário abrir a mão e mantê-la por alguns segundos em cima da opção desejada.

Músicas para obter 'mojo'
O jogo vem com 46 músicas classificadas como fáceis, médias ou difíceis. Entre elas, a lista inclui "Where Have You Been", de Rihanna – com coreografia parecida ao clipe original da cantora - "Just Dance" e "Applause", de Lady Gaga e "Dançando", da brasileira Ivete Sangalo, canção exclusiva para jogos vendidos no continente americano. É possível comprar mais músicas através do modo on-line, como "Sexy and I Know it", da dupla LMFAO.
Quando mais dançar, mais o jogador ganha pontos, chamados de "mojo". Anteriormente, a liberação de diferentes danças era por sorteio, de acordo com o "mojo" conquistado, que também definia a evolução de nível. Agora, ele funciona como uma moeda de troca, de modo que se pode comprar novas coreografias na ordem que quiser, desde que se tenha a quantidade de "mojo" necessária.
O jogador consegue conquistá-lo, principalmente, com a dança. Para incentivar que o jogador experimente todas as coreografias, o novo "Just Dance" sugere as que darão mais pontos de "mojo" se executadas naquele momento. E também é possível conquistar alguns pontos extras se o jogador também cantar junto, opção que não funcionava bem nas outras versões do jogo.
Para que o recurso funcionasse da melhor maneira possível, aparentemente foi realizada uma 
calibragem muito mais fina do microfone do Kinect para uso no jogo se comparado com os outros da série, em que você tinha que praticamente gritar para que o sensor captasse a sua voz.
Há coreografias em 'Just Dance 2014' para todo o tipo de jogadores (Foto: Divulgação/Ubisoft)


Novos modos
Para que o jogador não caia na mesmice, "Just Dance 2014" oferece outros modos de jogo. Um deles, já presente na última versão, é o "Battl"”, em que dois dançarinos de músicas diferentes se enfrentam para saber quem é o melhor. Neste jogo, algumas versões são "Kiss You", do grupo One Direction, contra "Pound The Alarm", da rapper Nicki Minaj, e "C'Mon", da cantora Ke$ha, que batalha contra "#thatPower", do rapper Will.i.Am.
 
Outro modo que volta na versão 2014 é o "Just Sweat", que permite que o jogador faça um treino de exercício aeróbico ao dançar. O jogo ainda conta quantas calorias foram gastas durante o tempo selecionado, mas algumas mudanças também foram realizadas. Os treinadores usados no "Just Dance 4" sumiram e agora o jogador além da opção de escolher o "workout" por tempo, entre 10, 20 ou 40 minutos, pode selecionar a playlist desejada ou deixar a máquina no modo aleatório.
Música de Ivete, 'Dançando', está em 'Just Dance 2014' (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Entretanto, o modo não calcula qual será a sua próxima canção de acordo com sua capacidade física, como na versão anterior. Isso pode deixar os sedentários cansados rapidamente, já que ele não intercalaria mais músicas com coreografias mais fáceis ou mais tranquilas. Por isso, é legal ver como você se sente durante o exercício e interromper a sequência se por acaso se sentir mal.

Um novo modo é o "On Stage", que faz com que você se sinta uma verdadeira estrela em cima de um palco. Ele foi elaborado para até três jogadores ao mesmo tempo: o que se posiciona no meio é o cantor principal, acompanhado por dois dançarinos de apoio, que ficam nas pontas. A letra da música é disposta com tipografia maior no meio da tela e o desafio do jogador é dançar e cantar ao mesmo tempo – trabalho que não é nada fácil. Vai até fazer com que os jogadores peçam por uma base pré-gravada e um playback, como muitos artistas pop fazem.
Partidas on-line também se destacam, mas menus são confusos (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Os jogadores da ponta, livres da função de canto, suam com uma coreografia mais puxada do que o cantor principal. Claro que o modo pode ser aproveitado por somente uma ou até duas pessoas. Se o grupo estiver em quatro ou mais, alguém vai ter que esperar. Neste modo, algumas músicas disponíveis são "I Kissed a Girl", da Katy Perry e "Careless Wisper", do cantor George Michael.

O jogo também vai para o modo online com o "World Stage Tour". Com uma conta na Live do Xbox, é possível formar grupos que batalham entre si para saber quem é o melhor, em disputas como "Homem de Ferro" contra "Super-homem". As músicas são selecionadas de forma aleatória e ganha quem conseguir coletar mais estrelas até o final da rodada.
Na versão 2014, "Just Dance" vem em sua melhor forma. Com navegação aprimorada, lista de músicas no ponto e as coreografias cada vez mais democráticas, o jogo tem potencial para atrair tanto os amantes da dança como aqueles que só o tem como hobby de final de semana.
'Just Dance 2014' (Foto: Divulgação/Ubisoft)

'Just Dance 2014'
Plataformas: Xbox 360 (versão testada), Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 3, Wii e Wii U;
Produção: Ubisoft;
Desenvolvimento: Ubisoft Paris;
Jogadores: 1 a 4 jogadores (X360, PS3, PS4); 1 a 5 (Wii U) e 1 a 6 (Xbox One);
Gênero: dança;
Preço sugerido: R$ 160.

Prós: navegação aprimorada, lista de músicas, modos novos de jogo, compra de novas coreografias através do "mojo".

Contras: modo on-line confuso e cansativo, Kinect ainda confunde jogadores quando eles fazem trocas de lado nas danças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário