sexta-feira, 2 de maio de 2014

10 Fatos sobre a 2° Guerra Mundial que você não sabia


1. Durante o conflito o exército soviético estava sendo esmagado pelos terríveis tanques alemães, então que os russos tiveram a ideia de usar cães carregando bombas para atacar o inimigo. Para adestrar os cães, os soldados davam ração para eles sempre embaixo de um tanque de guerra durante semanas para que sempre associassem a aparição de uma dessas máquinas a algo que pudessem comer. Dias antes das batalhas eles privavam os animais da alimentação, deixando-os famintos, para que quando preciso eles fossem diretamente aos tanques inimigos.


2. O presidente dos Estados Unidos na época Theodore Roosevelt usou o carro de Al Capone no dia do ataque sobre Pearl Harbor. O congresso se deu conta que não tinha nenhum carro blindado disponível para levar o Presidente para fazer seu discurso, Roosevelt então disse: "Espero que o Sr. Capone não se incomode em me emprestar o seu próprio carro".


3. Calvin Graham foi o soldado americano mais jovem em atividade até hoje. Mentiu sobre sua idade e se alistou na Marinha com apenas 12 anos em 1942. Só descobriram a fraude depois que ele foi ferido em combate.


4. Em 1942, as emissoras de rádio norte americanas foram proibidas de aceitar participações de ouvintes nos programas. O Governo temia que espiões inimigos trocassem mensagens secretas através de pedidos de músicas ou recados ao vivo, como estavam fazendo na Europa desde o começo da WWII.


5. A falta de recursos no Japão durante o curso da guerra provocou que o zoológico Ueno envenenasse todos seus animais, uma vez que não tinha mais comida para alimentá-los.


6. O jogo de tabuleiro Monopoly ajudou milhares de prisioneiros de guerra aliados a fugir dos campos de concentração alemães. Durante algum tempo os alemães permitiram que a Cruz Vermelha enviasse mantimentos para os prisioneiros, e alguns jogos foram enviados para os soldados "passarem o tempo". Foram então confeccionados alguns tabuleiros especiais contendo bússolas, limas e até mesmo dinheiro de verdade para auxiliar os soldados na fuga. 


7. Os soldados russos usavam botas de numero sempre maior, pois assim podiam enchê-las com palha de milho para que evitassem o congelamento dos pés.


8. Após a firme instalação de Hitler no poder, a empresa de automóveis americana Ford teve uma participação ativa na construção do poderio militar alemão. Prova do bom relacionamento entre os dois era que Hitler tinha uma foto autografada de Henry Ford, assim como Ford também guardava uma foto autografada de Hitler.


9. Irena Sendler conhecida como "o anjo de Varsóvia" foi uma enfermeira polonesa que salvou mais de duas mil crianças judias feridas com risco de vida. Foi candidata ao prêmio Nobel da Paz em 2007 mas acabou não sendo eleita.


10. Cientistas americanos estudaram bombardear vulcões japoneses visando "acordar" os mesmos provocando grandes erupções e devastação no Japão. A proposta chegou até o presidente Roosevelt mas nunca foi levada a sério.