Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Famosas fotos históricas... E onde eles estão agora

"Uma imagem vale mais que mil palavras é verdade", mas isso nunca conta toda a história... Estas fotografias e as histórias por trás de cada uma delas é simplesmente fascinante.
"A garota afegã" é um dos retratos mais famosos que o mundo já viu. Sua aldeia tinha acabado de ser bombardeada, seus pais foram mortos, e ela caminhou através das montanhas para chegar ao campo de refugiados. Ela apareceu na capa da National Geographic em junho de 1985. A NatGeo tem milhares de cartas de pessoas que queriam enviar dinheiro, alguns queriam adotá-la, e muitos queriam até se casar com ela. A foto acabou sendo nomeada pela NatGeo como a fotografia mais reconhecida em sua história.
17 anos depois, Steve McCurry decidiu procurá-la e, finalmente, encontrou-a depois de uma longa pesquisa e várias investigações. Seu nome é Sharbat Gula. Ela vive nas montanhas de Tora Bora, com o marido e três filhos.
afgrl-10001
Em 8 de junho de 1972, Nick Ut estava tirando fotos do lado de fora da vila de Trang Bang, Sul do Vietnã. Kim Phuc, de 9 anos de idade,  saiu com sua família quando aviões sul-vietnamitas os confundiram com soldados. Suas roupas haviam sido queimadas. Da esquerda para a direita: os irmãos Phan Thanh Tam, Phan Thanh Phouc, Kim Phuc, e seus primos Ho Van Bon e Ho Thi Ting.
clip_image002
Quando ela era adolescente, Kim Phuc foi aceita na faculdade de medicina, mas foi forçada a sair pelo regime comunista. Em 1982, o primeiro-ministro do Vietnã conseguiu fundos para ela estudar em Cuba. Em 1997, ela criou a Fundação Kim Phuc, que forneceu assistência médica e psicológica a crianças vítimas de guerra. Agora, ela é médica, esposa e mãe de dois filhos e reside no Canadá.
clip_image003
Ninalee Craig é a mulher nesta fotografia lendária "American Girl in Italy" feita por Ruth Orkin, em 1951. Ninalee disse: "Algumas pessoas querem usá-lo como um símbolo do assédio das mulheres, mas isso é o que nos fez vir a lutar todos esses anos. Não é um símbolo de assédio. É um símbolo de uma mulher se sentindo muito bem!" De volta em 1951, ela tinha 23 anos, tinha acabado de largar o emprego e passou mais de 6 meses viajando pela França, Espanha e Itália por conta própria, algo que poucas mulheres naquela época faziam.
clip_image004
Hoje, Ninalee Craig tem 86 anos e é avó de dez e bisavó de sete. Ela mora em Toronto, Canadá, com seu marido. Aqui ela está usando o mesmo xale que usava na famosa fotografia.
clip_image005
"O bebê Nirvana", fotografado por Kirk Weddle, é uma das mais famosas capas de álbuns da história musical.
clip_image006
O bebê Nirvana tem agora 22 anos de idade. Seu nome é Spencer Elden, e ele é um estudante de arte no Art Center College of Design. Seus pais foram pagos por US$ 200 pela fotografia original. Spencer diz que ainda é apresentado a pessoas como o "bebê Nirvana".
clip_image007
"Espere por mim, papai" é uma das fotografias mais famosas da Segunda Guerra Mundial. Foi tirada em 1940 em Westminster, Canadá, quando Claude Dettloff marchava para a guerra. Warren Bernard. de 5 anos de idade, fugiu de sua mãe para dar um último adeus a seu pai. Esta fotografia foi destaque na revista Life.
clip_image008
Hoje Warren tem 79 anos e vive com sua esposa Ruby em Tofino. Ele tem três filhos e três netos.
clip_image009
Cinco amigos foram fotografados por Ringo Starr durante a primeira primeira viagem dos Beatles para os EUA em 1964. Os adolescentes tinham fugido da escola para perseguir os garotos de Liverpool enquanto eles estavam na cidade. Bob Toth disse que foi suspenso da escola por 3 dias. No entanto, 40 anos depois, seu diretor admitiu que tinha sido uma "boa ideia". Da esquerda: Bob Toth, Gary Van Deursen, Suzanne Rayot, Arlene Norbe e Charlie Schwartz.
clip_image010
A foto foi recriada em 2013 depois de Ringo Starr pedir detalhes dos cinco adolescentes no Chevrolet Impala que registrou com sua câmera pessoal. A viagem para reuni-los foi organizada pela NBC.
clip_image011

Nenhum comentário:

Postar um comentário