Powered By Blogger

terça-feira, 20 de maio de 2014

Conheça as doenças das pessoas que se apresentavam nos circos de horrores do século XIX

Muitas doenças/anomalias só foram desvendadas a partir do século XX e antes disso pessoas com a Síndrome de Lobisomem, Fetus in fetu, Doença de Milroy e várias outras eram vistas como aberrações e quem as possuía era totalmente discriminado e não podia se quer trabalhar dignamente como todomundo. Restava a estas pessoas participar  em troco de algum dinheiro e moradia de Circos de Horrores, muito populares entre as classes baixas em meados do séc. XIX. Hoje, já conhecemos e entendemos várias destas doenças e a prática do circo de horrores foi abolida na maioria dos países. As fotos abaixo foram divulgadas pela Syracuse University (EUA) e mostram algumas destas “atrações” bizarras.
102_2822-alt-blog-freak-01
Fanny Mills (esquerda) era conhecida como a “Mulher Pé Grande”. Na verdade, Fanny sofria da Doença de Milroy, uma desordem linfática que causa linfedema principalmente nas pernas, causando inchaço devido ao acúmulo de linfa nos tecidos. Anne Leek (direita) nasceu sem os braços devido a uma falha na formação embrionária, que acarreta a ausência destes membros. Embora ficasse constrangida, ela juntou-se a um circo de horrores para se sustentar e ter onde morar.
 102_2822-alt-blog-freak-02
Lionel (esquerda) era conhecido como o “Menino-leão” e Jo-Jo (direita) era chamado de “Menino-cão”. Ambos sofriam de Hipertricose Lanuginosa Congênita (Síndrome de Lobisomen) na qual a pessoa fica completamente coberta por um longa lanugem (cabelo), com exceção das palmas das mãos e dos pés. O comprimento destes pelos pode chegar a 25 centímetros.
 102_2822-alt-blog-freak-03
Esta criança  (esquerda) que na foto tem apenas 2 anos também tinha o corpo coberto de pelos longos. Ela também sofria de Hipertricose Lanuginosa Congênita. Myrtle Corbin (direita) tinha quatro pernas e dois órgãos genitais. Ela sofria de má formação embrionária em que gêmeos acabam se desenvolvendo no mesmo corpo resultando em pessoas com membros a mais, duas cabeças e etc…
 102_2822-alt-blog-freak-04
Eddie Masher (esquerda) era super magro, media 1,73 metros e pesava apenas 33 quilos. Algumas informações afirmam que ele sofria de anorexia nervosa. Prince Randian (direita) nasceu com síndrome de Tetra-amelia, uma anomalia rara caracterizada por uma falha na formação embrionária, que acarreta a ausência dos quatro membros. Mesmo com todas as limitações ele conseguia se barbear, pintar, escrever e enrolar fumo. Ele mostrava tudo isso no show.
102_2822-alt-blog-freak-05
Felix Wehrle, o “Homem-Elástico”, sofria da Síndrome de Ehlers-Danlos, uma deficiência na produção de colágeno que provoca hiperelasticidade na pele e das articulações. Frank Lentini, nasceu com três pernas e tinha dois órgãos genitais. Era mais um caso de gêmeos que se desenvolvem no mesmo corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário