segunda-feira, 1 de julho de 2013

Xbox One poderá ter aplicativos do Windows 8, sugere Microsoft

Executivo disse que Xbox One roda o Windows 8 e que há compatibilidade.Desenvolvedores poderia criar jogos para o videogame e para o PC.



Microsoft divulgou imagens do Xbox One, do novo controle e do Kinect 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft divulgou imagens do Xbox One,
do novo controle e do Kinect 2
(Foto: Divulgação/Microsoft)
Microsoft  quer tentar fazer com que os aplicativos e jogos casuais lançados para o PC no sistema operacional Windows 8 sejam compatíveis com seu novo videogame, o Xbox One, que chega no final do ano.
Durante o evento Build, realizado em San Francisco, nos Estados Unidos, na última semana de junho e que foi voltado para desenvolvedores, Steve Guggenheimer, vice-presidente da área de desenvolvimento da empresa, sugeriu que o novo Xbox pode usar aplicativos do Windows 8 nativamente e ainda acessar a loja de programas Windows Store.
"O Xbox One tem dois motores: um essencialmente para games e outro que é o Windows 8", disse. "Não estou anunciando nada hoje, mas quando vocês trabalharem no sistema verão que ele tem algo em comum com o Xbox One e, desse modo, poderão desenvolver aplicativos para outras plataformas que rodam Windows 8 como ele.
Guggenheimer mostrou um aplicativo de web rodando no Xbox One antes de sugerir aos desenvolvedores a criarem aplicativos para o Windows 8 que rodem no novo videogame. "Quem quiser desenvolver programas para o Xbox One deve primeiro criá-lo para o Windows 8, que é o passo mais lógico".
Há alguns dias, a Microsoft anunciou uma parceria com o motor para jogos Unity, popular entre os desenvolvedores independentes. O acordo faz com que estúdios da Microsoft ou parceiros que criam games terão acesso à tecnologia de graça.
De acordo com o site "Eurogamer", diferentemente da Sony e Nintendo, a Microsoft não permite que os estúdios publiquem jogos independentemente nos seus consoles. Mas, caso os aplicativos do Windows 8 forem compatíveis com o Xbox One, os desenvolvedores podem ter uma porta de publicar no Xbox One sem a necessidade de terem uma produtora, como acontece atualmente.
.